Páginas

18/07/2015

Adotar ou Comprar

Servidos 20 Animais que ficaram ainda mais fofos em canecas
Foto Pinterest.

Oi, oi gente!

Sim. o assunto de hoje é um tanto polêmico, muitas pessoas não vão gostar disso e outras podem até parar de acompanhar o blog ou coisa do tipo. Posso receber muitos xingos, mas eu não me importo, por que? Porque o blog é meu haha' brincadeira, porque eu quero expor meu ponto de vista sobre o assunto e porque muitas pessoas criticam minha família, outros criadores e eu também por vender animais.

Muitas pessoas criticam os compradores e os vendedores de cães de raça. Mas por que ? Porque eles dizem que na rua existem muitos animais abandonados e coisas do tipo. Até certo ponto, legal, eles estão certos. Porém ADOTAR e COMPRAR possui os lados positivos e os negativos.

Dificilmente vemos pessoas hipócritas, idiotas e sem noção judiando desses cachorros de raças, por que ? (a) muitas vezes são tratados iguais filhos ou até melhor que os filhos, (b) por que a pessoa iria matar, machucar ou o caramba todo se ela uso o dinheiro dela comprando o animal ?!
Muito alegre!
Fonte: Pinterest.
Então, comprar cachorros acaba tendo pontos positivos SIM! Há quem diga "Mas os vira latas também são animais e merecem um lar também" todos merecem, mas muitas vezes não todos os casos os cachorros são doados/adotados e o que acontecem com eles ? Crescem, os "pais" acham que eles perderam o charme e o abandonam, jogam na pista, em lagos, infelizmente, alguns chegam até a matar e isso é triste acontecer. Devem ta falando "Nossa matar? Pouco exagerada você." mas é a triste realidade de hoje em dia, quantas e quantas vezes não abrimos o facebook ou o whatsapp e nos deparamos com pessoas sem coração fazendo isso e muitas vezes por diversão ?!

Já o cão de raça dificilmente vai ser abandonado. Ele vai crescer SIM! Mas quem comprou provavelmente pesquisou sobre, tomou conhecimento sobre como o animal é quando adulto, não foi simplesmente em um canil, olhou um animal qualquer, pago e levou embora. A chance desse animal ser jogado na rua é bem menor que a de um que não tem raça definida. 

Obvio que muitas vezes a pessoa casa, a pessoa tem filhos, a pessoa tem qualquer problema e precisa se desfazer do cão, ela esquece dos momentos bons que passou com ele - lembrando que estou falando do de raça - ela não vai simplesmente levar ele passear e largar ele por ai! Ela vai querer doar ele, para alguém de confiança, geralmente amigos, familiares, alguém que ela saiba que cuide bem.

Como posso resgatar animais abandonados nas ruas. Foto: Reprodução
Foto: Pinterest.
Agora vamos falar sobre os cães sem raças definidas (SRD), quando se adota um animalzinho é a maior festa que ele faz. Você tem que se lembrar de que ele não esta acostumado com o novo habitat e deve dar muito amor e carinho a ele, para todo sempre, não só no começo viu. Quando ele chega em uma casa nova deve pensar "Finalmente agora vou ter uma família <3" e como disse ele faz a maior festa, no começo fica meio quietão, mas com o tempo vai conhecendo melhor o pai, a mãe, os irmãos e ai sim se solta completamente.

Vai ser só alegria na casa, é sempre bom ter um menininho ou uma menininha para animar os dias ruins e o cãozinho que você adotou, VAI FAZER ISSO, como ele não teve carinho antigamente, vai fazer de tudo  para chamar a atenção e receber o tão e amado carinho. E você como bom dono/pai/mãe/irmão(a) deve dar esse carinho. Carinho nunca é demais neh?! Ainda mais para essas coisas fofas.

Antes de adotar um bebezinho, veja se você tem condições para manter ele, porque ele não vive pouco não! Muitas vezes eles ultrapassam dos 15 anos e ai vão se tornar bebês novamente, virá os problemas de saúde, cuidado especial. Pense em tudo isso antes de comprar e adotar um cachorrinho.

Quer adotar ? Vá em ONG's, de preferencias as conhecidas pois lá tem-se 100% de certeza que são bem cuidados. Algumas pessoas sem vergonhas, "criam" ONG só para tirar o dinheiro das pessoas bondosas, então pesquise antes sobre a ONG que vai adotar o seu animal. 

Onde moro possui algumas ONG's e as que conheço são totalmente atenciosas com os cães, trabalham com veterinários que castram de GRAÇA os abandonados, que fazem cirurgias e tudo mais, e muitas vezes não cobram muito mais que os medicamentos futuros. Esses sim são as pessoas com bons corações.

Um fotógrafo decidiu usar seu talento para incentivar as pessoas a adotarem cachorros abandonados.  No projeto "Help Dogs with Images", ele coleta imagens de animais que procuram abrigo ao redor do mundo e cria montagens surreais. As pessoas que adotarem os cachorros recebem cópias das imagens. As fotos também estão sendo comercializadas e parte da venda é revertida para os abrigos que cuidam dos animais.  É ou não é uma atitude inspiradora? http://bit.ly/1r9nAuA
Fonte: Pinterest.
Viu um cachorrinho, gostou e quer levar para casa ? Analise bem ele antes, pense que ele pode crescer muito futuramente ou não crescer nada. Pense que você não sabe quais raças ele tem dentro dele, pode ter um YorkShire que é minusculo ou um São Bernardo que é um mostro lindo de grande. Pense: "Vou ter dinheiro para as rações dele?", "Vou ter onde deixar ele?", "Ele terá um lugar quentinho, onde possa fugir do sol e da chuva?", "Vou conseguir levar ao veterinário uma vez ao ano para vacina-lo?". Pense em tudo isso e várias outras coisas. Adote com consciência. E não porque achou bonitinho!

Agora é para os animais adotados e comprados! Leiam bem isso! 

O cão vai estar em um lugar totalmente estranho para ele, certo?! Normalmente ele não vai querer se alimentar direito, não vai querer chegar perto das pessoas da casa, vai chorar o dia e a noite inteiro muitas vezes sem parar. Mas não desanime que logo logo, dentro de uma semana pós casa nova, ou menos, que é o normal, ele irá perceber que possui uma família nova que se preocupa com ele e que o ama. 

Demonstre amor mais que tudo para seu animal nos primeiros dias, mostre que ele pode confiar em ti! Quando ele for criança ainda, ele vai querer comer tudo, chinelos, roupas, armários, livros, seu pé, vai querer e vai conseguir. O sem vergonha vai conseguir subir em lugares estranhos e pegar o que você ama e comer. Você vai ficar P da vida, vai gritar, chorar, dar uns tapas, chorar e gritar novamente, as vezes as pessoas pensam em desistir (vender/doar) o cachorro, mas não seja assim, no começo é normal e depois você nem liga mais.

Foto: Eu mesma.
Esses são alguns dos cachorros, a primeira era a Thalita
morreu há uns dois meses por picada de aranha
sempre foi o meu xodó, meu maior amor.
Saudades neném.
Digo isso por experiência própria, ano passado cheguei perder SEIS PARES DE CHINELO em seis meses, até me acostumei com isso rsrs' o pior de tudo foi quando algum cachorro meu - Detalhe tinha uns 10 na época e dormiam tudo comigo no quarto menor que banheiro rsrs' - subiu num lembro onde e comeu meu album da copa com as figurinhas e faltava SOMENTE SEIS. Esse dia foi trash, chorei até dizer chega, bati em tudo que aparecia na frente, queria jogar tudo no mato, mas depois passou e eu vi que fui idiota. Algumas pessoas tem crises igual eu tive, mas não fazem nada além dos tapas, outras as crisem são piores e infelizmente fazem pior com os cachorrinhos.
Então pessoal esse foi meu papo com vocês, eu sou a favor da compra e venda de animais e do mesmo jeito sou a favor da adoção, quando vejo um bicho QUALQUER UM, eu fico louca. Quero pegar para mim e tudo mais. Acho que é assim, comprou ? Adote um também, pelo menos um. Já vai fazer diferença.

Quando for comprar um cachorro, faça a mesma escolha que a da ONG. Chegou no Canil gostou de lá, quer comprar o animal ? Pede para ver se eles tem canil aberto, pedigree dos pais é bom ver também. O que é pedigree ? É como se fosse um RG, lá você vai saber se o cachorro é de raça pura, se não é mestiço, se não é cruza de filho com mãe, coisas do tipo. Pesquise bastante isso. E NÃO COMPRE SE FOR RAÇAS MISTURADAS ISSO É CRIME.

Eu tenho uma vira-lata e outros quinze cachorros, mais ou menos, e quando tiver a minha casa vai ser mais ou menos assim também só que com vários vira-latas e vários cães de raças. Quer comprar ? Compre e ADOTE um. Vai mudar sua vida.

Deixo vocês agora com a opinião de algumas pessoas sobre o assunto de hoje e deixem as suas opiniões sobre o assunto também nos comentários.

Sorry o texto longo.

Luh Antonini do canal Luh Antonini: Sou contra venda e compra de animais, acho que a adoção e castração é o melhor caminho, venda somente com alvará e permissões jurídicas necessárias.

Brenno Rodrigo: Sou super contra a compra de animais, primeiro é uma vida e não se deve vender, segundo não tem prazer maior do que você ver a carinha daquele bichinho após adota-lo. Meu cachorro eu encontrei na rua abandonado e ele sabe agradecer todos os dias o fato de salvarmos ele. Lembro a carinha dele quando chegou aqui até parece que foi ontem.

Laís Adrielly do blog Clube da seis: Adoção! E adoção de vira-latas também! Hoje tenho um e digo que foi ele que me escolheu e não eu que o escolhi. Não sou a favor da venda de animais, eles são tão doces, tem sentimentos pra serem tratados como mercadoria, como lucro ... Sou totalmente contra.

Vitor Batista: Somente com a venda de animais as raças e os padrões podem ser respeitados e mantidos, os canis sérios não criam por dinheiro, criam por amor a raça, muito diferente das fábricas de filhotes na qual os animais são mantidos de formas horríveis.

Angela Mathielo: Desde que seja para amar e respeitar sou a favor da venda e também da adoção.

Fabi Souza do Canil Old Dream Brasil: Faço as minhas palavras igual a do Vitor sou criadora e meus bebes vem sempre em primeiro lugar. Tudo para eles tem que ser de qualidade.

Felipe Jacinto: Eu acho que tem pessoas que não tem condições de cuidar de um bichinho porém  querem um então, acho que eles devem ser vendidos para evitar seu próprio sofrimento.

Amanda Gentili Veiga: Eu sou a favor da adoção de animais e contra a compra/venda. Acredito que se existem vários animais disponíveis na adoção, necessitando de um lar e carinho, pra que se tem necessidade de comprar ? Tudo bem que algumas pessoas ligam para essas coisas de raça e tals, mas mesmo animais de raça se encontram pra adoção! É só procurar que acha. Também acho um dos maiores crimes se pagar por uma vida, porque se fosse tão ético assim, a venda de crianças seria permitido, pois eu acredito que seja a mesma coisa; acredito na igualdade das raças.

Renato Vieira Junior: Bom, eu acho que é um modo legal e sem sofrimento pra ambas as partes. Porque muitas vezes as pessoas pegam animais na rua pra cuidar mas não aguenta muito tempo e abandona. E quem compra, já compra no intuito de cuidar mesmo, como se fosse um membro da família. Não que quem não tenha dinheiro não cuide do seus, mas quem tem mais condições não abandona por qualquer coisa.

XOXO, Potato.

4 comentários:

  1. É fácil julgarem os criadores RESPONSÁVEIS pelo que pessoas IRRESPONSÁVEIS fazem, as vezes faço pesquisas na internet e vejo um cachorro que não deveria ser vendido por menos de 2 ou 3 mil reais sendo vendido por 800 reais... Criadores do CBKC com histórico e responsabilidade tem um trabalho enorme para manter a raça e linhagem saudaveis e verdadeiras... Hj vejo varios mestiços abandonados de labradores, poodle, yorkshire, pincher, etc.
    O abandono e maus tratos não é culpa de criadores e pessoas que compram... é culpa daquele pobre miserável que acha caro uma castração, que acha fofinho de 6 em 6 meses sua cadela vira lata dando cria e depois dando pra todo vizinho que acha os "filhotes" bonitinhos e quer levar pra casa... Isso é um dos assuntos que se pode abordar sobre abandono e maus tratos de caes e gatos... pq se não ficariamos o dia todo digitando e não falariamos tudo que se resume apenas na crueldade humana... Tenho uma pincher mestiça e uma chihuahua Carissima e que vivem muito bem juntas... e as trato igual com muito amor... sou a favor da venda e tbm da adoção... Mas não sou a favor da doação de cães de raça! Cães de raça dão trabalho e devem ser comprados por quem pode pagar e se planeja a te-los e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa 👏👏👏👏 Parabéns pelo sua resposta. Gostei de verdade.
      E sempre tem aquelas pessoas que chegam "ain queria tanto um Lulu da Pomerania de estimação, mas não tenho dinheiro e estou doente por um" me poupe.

      Excluir

 renata massa