Páginas

26/07/2015

Diário de uma quase Veterinária - #1

19 cachorros superadorables en su primer día en el veterinario
Fonte Pinterest.

Oi, oi gente.

Comentei num grupo que iria fazer estágios nas férias de Aux. Veterinária e perguntei se seria legal fazer um diário comentando sobre o que foi feito e coisas do tipo. Muitas meninas acharam legal (=

E cá estou eu, escrevendo sobre meu "primeiro" dia de estágio com a Dra. Andréa do Espaço Pet - Clínica Veterinária e Pet Shop - em Atibaia.O estágio foi dia 10 de Julho de 2015 e estou escrevendo no mesmo dia, BUT só irei postar Deus sabe quando.

Meu estágio começa as 9 horas da manhã e não tem hora certa para terminar, hoje mesmo saímos da clinica pouco mais de 8 horas da noite e cheguei em casa mais ou menos as 9 horas PM. Todos os estágios feito la nas férias irei de carona e voltarei de carona com a Dra. Isso e legal, pois assim podemos conversar sobre diversos assuntos e quem sabe tornarmos amigas ?!

Não gente, eu não faço faculdade de Medicina Veterinária ainda ano quem vem ou no próximo que começo, se Deus quiser e eu me esforçar. Mas estou fazendo curso de Auxiliar para aprender mais sobre o assunto.

Tapinha
Logo quando cheguei na clínica fui a sala de internação onde estava a gatinha Tapinha, uma gata linda de verdade e que esta com Lipidose Hepática, "mas o que é isso ?" É uma doença especialmente de gatos, onde ele ode chegar a morte. "Mas por que isso acontece ?" Acontece que quando o animal, o gato, fica mais de três ou quatro dias sem comer nada ele e tomado por esse problema que é muito difícil de ser tratado e que várias e várias vezes leva a morte.
Meu primeiro estágio na Dra. Andréa foi antes de ter o blog e ter a ideia de montar este diário. E neste dia, quinta-feira (02 de Julho de 2015) essa gatinha chegou com a tal da Lipidose Hepática, deste dia em diante ela ficou internada e vai ficar cerca de 20 dias ou mais para seguir em frente o tratamento, com vitaminas, soro subcutâneo - que são aquelas bolsas de sangue que ficam entre a pele e o músculo - e outros cuidados também. Graças a Deus esta gatinha, a Tapinha, já esta ficando melhor, comendo pouco mais sozinha, no começo tínhamos que dar comidinha em papinha na seringa.

Aqui temos a Tapinha tomando soro parte de seu tratamento.
O primeiro caso de verdade do dia, já que Tapinha esta internada e não "conta", é a da Maia uma cadela SRD (sem raça definida) e que iria castrar. Como todos devem saber, castração é a retirada dos óvulos com o útero onde se gera o bebê, sem fizer a retirada a cadela não entra mais no cio para os mais íntimos MENSTRUAÇÃO e também não tem mais risco de gravidez.
Materiais utilizados para fazer a castração
Castração é uma coisa normal para os veterinários, tudo iria ocorrer normalmente se a cadela não tivesse prenha grávida, mas não tinha como ter certeza absoluta disso e a dona queria era a castração, que iria acontecer de qualquer forma. Para fazer a castração podemos usar dois métodos com Anestesia Inalatória que é a mais segura, mas custa R$300,00 a mais que a Anestesia Injetável  que não é recomendada mais funciona igualzinho a Inalatória, exceto para animais com problemas respiratórios.
Por escolha da dona, a anestesia foi a injetável e quando aplicada a mesma, se a cadela esta prenha os filhotes param de respirar na mesma hora e morrem. Quando a Dra. me disse isso fiquei muito triste, porque eu amo animais e vi um "aborto", confesso que quase chorei na hora, mas me segurei o máximo possível e fui forte.




Materiais utilizados para fazer a castração
Desdo começo estava com vontade de abrir as bolsas dos filhotes para ver direito com é por dentro e queria abrir também os ovários que são minúsculos, cerca de 2 cm de diâmetro aproximadamente e graças a Dra. que é um amor isso foi possível. O ovário, apertando ele vamos sentir como se fosse um saquinho com uma pedra por dentro, é algo meio durinho por dentro, mas a parte de fora é super mole e melequento rsrs' Depois de aberto não se vê nada de diferente e surpreendente, vemos apenas 'coisas' dentro que eu não sei ao certo o que é, mas parece um monte de gordura, músculo e sei lá mais o que. Os filhotes, estavam todos dentro de uma bolsa cada, como disse ai em cima, que é o que acontece normalmente, olhando a bolsa pensei que iria sair filhotes grandes e cerca de uns dez, mas quando abrimos ela, saiu apenas placenta, aquele liquido preto e melequento, que as cadelas comem na hora do parto, e em cada bolsa tinha um filhotinho. 

No total a cadela teria sete bebês, sendo seis machos e uma fêmea. Pelo que a veterinária disse, eles estavam com cerca de 25 dias e o normal de uma cadela é nascer com 59, 60 dias aproximadamente, ou seja, eles estavam bem pequenos ainda, mas já tinham desenvolvido os rabos, as patas, orelhas, órgãos sexuais, orelhas e várias outras coisas.

Maia antes da Castração

Pós cirurgia e meio grogue rsrs'

Com o curativo e já meio acordada.

Super acordada e esperando seus pais virem busca-la.

Enquanto estávamos na cirurgia da Maia, um casal ligou desesperado falando que suas cadelas lindas, perfeitas e maravilhosas haviam revirado os venenos de rato e eles achavam que elas deviam ter comido os mesmos. Elas chegaram pouco depois de ter acabado a cirurgia de Castração e em momento algum demostraram reação ao veneno de rato, logo, não comeram nada, apenas assustaram os donos. Mas mesmo assim, para prevenir, a Dra. receitou que elas tomassem capsulas de Carvão Ativo que é ótimo para desintoxicar o corpo de venenos, menos de aranhas e cobras. Demos para as cadelas uma ração pastosa misturada com o pó do Carvão Ativo que foi comprado na agropecuária do lado.


As duas cadelas "comedoras" de veneno.



Ha um certo tempo atrás uma gatinha linda e branca com olhos azuis, entrou num caso grave de intoxicação aguda, motivo ? Não temos certeza ainda, mas pelo que tudo indica a sem vergonha comeu uma plantinha com alto teor toxico e isso fez mau a ela. Ela começou a ter convulsões e entrou num tratamento com Gardenal e mais algumas coisas. É normal gatos comerem matinhos, pois o organismo deles necessita das coisas que o mato, grama, possui. Esta e a razão mais obvia da intoxicação da gata.

Mesmo depois do tratamento a gatinha ainda possui sequelas, onde ela não consegue andar direito, ta andando e cai e não consegue levantar sozinha, não faz mais suas necessidades na caixinha de areia e sim em qualquer lugar. Precisará de muito apoio dos donos que são dois japoneses fofos de morrer <3 Para saber onde ficou as sequelas da gata, fizemos a retirada de um pouco de sangue do pescoço dela para poder fazer um exame de sangue e indicar se é o rim, figado ou outra coisa que esta sendo afetado.

gata branca
Fonte: Pinterest.

Logo depois da gatinha ir embora chegou outra cadelinha uma shitzu ? talvez que esta prenha  e precisava fazer uma ultrassom ou um raio-x para ver os filhotes. "Mas qual a diferença?" Ultrassom é possível ser os bebês estão bem, fortes e coisas do tio. Raio-x é para ver quantos filhotes tem, a conta e feita através das colunas e dos crânios que se vê na radiografia. A cadela, Mimi ou Lili não lembro direito, esta com 44 dias e o ideal e fazer esses exames com 50 ou 55 dias, quanto mais perto do parto melhor. 

Bem no finalzinho do dia, chegou um gatinho, o Félix de dois anos mais ou menos, que esta com infecção de urina e soltando sangue quando vai urinar. Para ele foi passado alguns remedinhos e foi pedido um retorno de dez dias pós consulta. Caso ele não tenha melhorado, será feita uma ultrassom no gato para confirmar, ou não, se ele esta com pedras no rim.

Este sem vergonha com focinheira estava tomando banho *-*


E para terminar o nosso dia, nossa sexta-feira, chegou o Sumô um cachorro lindo, enorme e de 70 kg com otíti. Mas o que é isso ? É uma infecção que da na orelha do cachorro e que incomoda demais o animal. Para ele também foi indicado certos remedinhos.

Sumô era dono de uma das mulheres do Pet Shop e é super carinhoso. Folgadinho e fofo, adora sentar no colo das pessoas. Ele sentado e eu sentada somos da mesma altura praticamente, e em pé ele passa, tipo, MUITO, a minha altura.






E foi assim meu primeiro dia do Diário de uma Quase Veterinária. Mesmo o dia não sendo movimentado o tempo todo, pude aprender diversas coisas, como aplicar soro subcutâneo em gatas.

O que acharam do Diário ? Devo postar mais vezes ? Espero a resposta de vocês se tiver muitos SIM vou postar do resto das minhas férias e dos que eu for fazendo a mais.

XOXO, Potato.

4 comentários:

  1. Nss amei demais <3 Continue fazendo , pois quero levar essa área e sou muito muito apaixonada por isso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que gostou flor. Podexar que vou postar todas as vezes que der sobre meu estagios, que infelizmente estão acabando. Beijos, volte sempre.

      Excluir
  2. Puxaaa, que dia atarefado! Amei ^^
    Eu amo animais então esta área me interessa, tenho a certeza que vou tirar dicas do seu blog para cuidar de meus animaizinhos queridos (1 gato e 2cães) :)
    Continue o bom trabalho ^^
    beijos*
    http://sorrisometalicobehappy.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem diga! rsrs' Que bom que gostou desse tio de post e pode deixar que eu vou fazer mais posts sobre o assunto, quem sabe não ajudo vocês em algo. Beijinhos. Obrigada pela visita.

      Excluir

 renata massa